Professores da Rede iniciam formação em Leitura e Escrita na Educação Infantil
Professores da Rede iniciam formação em Leitura e Escrita na Educação Infantil
Publicado em 25/04/2024 08:50

Educadores do município deram início à formação em Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)
O primeiro encontro do curso foi realizado, nesta quarta-feira (24), na Escola Municipal Dr. José Campomizzi Filho

Ao todo, 91 professores das Redes Municipais de Ensino de Ubá, Guidoval e Tocantins participaram da capacitação

Totalizando uma carga horária de 125 horas, formação contará com encontros presenciais e atividades on-line
Educadores do município deram início à formação em Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). Essa ação, integrada ao Compromisso Nacional pela Alfabetização Infantil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), tem o intuito de oferecer educação continuada aos profissionais que atuam na Educação Infantil (1º e 2º Períodos), para que possam desenvolver com qualidade um trabalho focado na oralidade, na leitura e escrita junto aos estudantes de zero a cinco anos de idade.
A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal de Educação, aderiu de forma voluntária ao Programa do Governo Federal, dando continuidade às políticas de incentivo e capacitação permanente dos profissionais da Educação do município.
O primeiro encontro do curso foi realizado, nesta quarta-feira (24), das 17h30 às 21h30, na Escola Municipal Dr. José Campomizzi Filho (CAIC). Ao todo, 91 professores das Redes Municipais de Ensino de Ubá, Guidoval e Tocantins participaram da capacitação.
A formação, coordenada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), acontecerá de abril a dezembro de 2024, totalizando uma carga horária de 125 horas, distribuída da seguinte forma: 64 horas em encontros presenciais quinzenais, 56 horas em encontros remotos e atividades na plataforma digital, além de 06 horas destinadas a seminários on-line.
Durante o curso, serão explorados diversos temas, incluindo a concepção de uma Educação Infantil inclusiva e plural, que valoriza as diversidades étnico-raciais e culturais de cada região do Brasil. Também será enfatizada a criança como protagonista do processo educativo, bem como o papel crucial da Educação Infantil na aquisição da linguagem escrita pelas crianças. Além disso, serão abordadas a leitura e escrita como práticas sociais integradas ao universo infantil, a formação do professor como um profissional reflexivo, que segue o ciclo de ação-reflexão-ação, e práticas formativas que promovam a socialização de conhecimentos e experiências bem-sucedidas, contribuindo para o desenvolvimento da identidade profissional dos professores da Educação Infantil.
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, estabelecido pelo Decreto nº 11.556/2023, tem como objetivo principal garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Além disso, visa reforçar a aprendizagem, concentrando-se na alfabetização e no aprimoramento das habilidades de leitura e escrita para alunos do 3º, 4º e 5º anos, especialmente aqueles que não atingiram os padrões adequados, considerando os impactos da pandemia. Isso será realizado por meio da cooperação entre a União, os estados e os municípios.
Dentre as ações planejadas estão a realização de programas de capacitação para melhorar as práticas pedagógicas e a gestão escolar; o aprimoramento e expansão da infraestrutura física das escolas por meio de manutenção, reforma e ampliação; e a melhoria dos recursos pedagógicos, incluindo materiais didáticos suplementares, equipamentos e instalação de espaços de leitura adequados às características dos alunos.
Educação no Brasil
No ano de 2021, 2,8 milhões de crianças brasileiras finalizaram o 2º ano do Ensino Fundamental. Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 56,4% desses alunos foram identificados como não alfabetizados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2021).
Em 2023, o Brasil ficou entre os últimos colocados na prova internacional de alfabetização (Estudo Internacional de Progresso em Leitura - PIRLS), aplicada em 65 países.
por Assessoria de Comunicação da PMU