Prefeitura e Corpo de Bombeiros iniciam vistorias da Operação Alerta Verde
Prefeitura e Corpo de Bombeiros iniciam vistorias da Operação Alerta Verde
Publicado em 16/04/2025 12:23
Em uma ação conjunta, a Prefeitura de Ubá, por meio da Unidade Integrada de Fiscalização (UNIFIS), e o Corpo de Bombeiros Militar iniciaram as ações da Operação Alerta Verde. A iniciativa tem como foco a fiscalização de lotes urbanos com vegetação alta, acúmulo de entulho e lixo, que representem riscos à saúde pública e ao meio ambiente.
As vistorias visam identificar os pontos mais críticos da cidade, prevenindo a ocorrência de incêndios, proliferação de insetos e a disseminação de doenças como dengue, zika e chikungunya. Além disso, têm caráter educativo, reforçando a importância da colaboração da população na manutenção adequada dos terrenos.
“Realizando essas ações, conseguimos identificar e notificar os proprietários dos lotes que não estejam em conformidade com o Código de Posturas Municipal. Caso a limpeza não seja realizada dentro do prazo, os responsáveis são autuados”, explica o gerente da UNIFIS, Matheus Henrique da Costa Perpétuo.
A Prefeitura de Ubá reforça que é fundamental evitar o uso do fogo na limpeza de terrenos e dar a destinação correta ao lixo e entulho, contribuindo com a prevenção de incêndios e com a saúde coletiva.
Números preocupam e reforçam importância da prevenção
De acordo com o Tenente Adriano Almeida, da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Ubá, os incêndios em vegetação estão entre as ocorrências mais frequentes atendidas pela corporação em todo o estado.
“Em 2024, o Corpo de Bombeiros já atendeu 29.429 ocorrências de incêndio em vegetação. A maior parte aconteceu entre os meses de abril e setembro, superando a média histórica. Somente nos meses de julho, agosto e setembro, a média foi de 103 incêndios por dia, sendo que cerca de 33,93% dessas ocorrências envolveram lotes vagos”, informou o oficial.
O Tenente também destaca os riscos dessas ocorrências: “Muitos desses incêndios poderiam ser evitados com maior envolvimento comunitário, especialmente no apoio à fiscalização e na denúncia de práticas irregulares. Os incêndios causam danos à saúde, principalmente de crianças e idosos, prejuízos materiais e impactos ambientais severos. Por isso, é essencial que cada cidadão colabore com ações preventivas”.
por Assessoria de Comunicação da PMU